quarta-feira, 9 de julho de 2008

A entrevista psicológica no hospital

A entrevista psicológica é o principal instrumento do psicólogo

Por meio da entrevista é possível colher informações valiosas para o diagnóstico clínico, para conhecimento da dinâmica afetiva do paciente, do médico e da equipe que o trata, além de permitir o início de uma intervenção.

Quando se tratar de um encaminhamento para atendimento, é importante que o paciente saiba que passará por uma avaliação psicológica e a enfermagem ou o médico deve informá-lo deste procedimento, fornecendo as informações e esclarecendo os motivos do atendimento.

O Psicólogo deve ainda, antes da entrevista, buscar as informações sobre a evolução e quadro do paciente e se esclarecer do porque da avaliação solicitada.

Como fazer uma Entrevista Psicológica

O estilo da entrevista, na maioria das vezes, é de entrevista aberta, porém com uma estruturação planejada para que permita maior exploração dos conteúdos relevantes a serem trabalhados.

Deve permitir a interação da história da doença: como o paciente faz o relato, deixando-o falar livremente, e como desabafo.

Aspectos importantes devem ser explorados para complementar pontos relevantes e para anamnese

Atentar para o uso de simulação ou dissimulação de sintomas (negação, enganação, falta de percepção e reconhecimento).

Identificar mecanismos de defesa presentes no paciente: risos, perguntas inadequadas, crítica, evitando falar de si.

Com a entrevista é possível estabelecer uma relação de confiança e de esperança oferecendo acolhimento, demonstração de afeto, respeito e atenção.

O atendimento profissional deve permear o percurso da entrevista, informando ao paciente quanto ao sigilo, porém que as informações importantes para sua melhora diagnóstica serão comunicadas ao médico.

Uma única entrevista pode não ser o suficiente e cabe ao psicólogo propiciar um vínculo para outras entrevistas na qual provavelmente o paciente já estará mais acostumado com o profissional e reconhecerá os objetivos envolvidos para sua própria ajuda.

Nenhum comentário: